quinta-feira, 19 de abril de 2012

Projeto de pesquisa


 Trabalho de pesquisa

Cronograma de atividades a serem observadas pelo candidato

- O planejamento da pesquisa
- Fatores que inviabilizam a pesquisa
- Fontes de informações
- Coleta de informações
- Fatores importantes na escolha do problema
- Revisão bibliográfca (Leituras)
- Algumas idéias a despeito de resumo e resenha

Sobre mim

Antonio Carlos Rodrigues dos Santos. Graduado em letras pela Universidade Guarulhos (UnG), e especializado em Língua Portuguesa pela Pontifícia Universidade católica de São Paulo (PUC/SP). Atua como professor de Língua Portuguesa e Literatura na rede estadual de São Paulo e no curso pré-vestibular Educafro, bem como tem desenvolvido estudo acerca da Historiografia-linguística. Dar assessoria de pesquisa a candidatos de diversas áreas do conhecimento, desde a elaboração do projeto até a organização de monografias. Por conseguinte vem desenvolvendo um estudo a despeito dos meandros que circundam tal disciplina.

Caro amigo e colega pesquisador

As informações contidas neste gênero dizem respeito à orientação do trabalho de pesquisa, e, portanto são direcionadas aos universitários do curso de uma determinada graduação e/ou pós-graduação (lato sensu). De antemão quero esclarecer que tais orientações aqui postadas não esgotam todo saber acerca dessa questão, mas direciona o candidato da pesquisa a dar seus primeiros passos rumo a tal empresa. Desse modo seguem-se abaixo, em síntese, as principais idéias para a elaboração do projeto de pesquisa.

O projeto de pesquisa

Etapa preliminar da pesquisa, no entanto, esta deve ser bem elaborada, visto que se trata de base, alicerce para o sucesso da pesquisa. Um bom projeto é sinônimo de pesquisa promissora. 



Ideias relevantes acerca do planejamento da pesquisa

1. Título - Referência para leitura. O título poderá ser organizado de maneira metafórica – literário.

2. Tema - diz respeito ao assunto abordado na evidente pesquisa. O tema é uma frase sem a presença de verbo e de preferência se inicia com a palavra estudo.



Seguem-se exemplos:

Ex: Estudo da argumentação em cartas dos leitores no ensino de língua portuguesa.
       Estudo histórico – historiográfico de uma poesia de cordel.

Observe abaixo como ficou organizado o esquema do segundo exemplo:
Estudo + histórico – historiográfico + da língua portuguesa.

Estudo = palavra de referência que inicia a frase.
Histórico – historiográfico = teoria (referente à historiografia lingüística).
Poesia de cordel = área (neste caso, língua portuguesa).

3. ApresentaçãoEste é o momento em que se exporá sinteticamente de como se chegou ao tema, bem como à gênese do problema. Este é também o único momento em que o pesquisador pode expor questões de ordem pessoal.

4. Problema de pesquisa – o candidato levanta um possível problema com base numa questão apresentada na introdução de seu trabalho. Logo na introdução faz-se uma pergunta, contudo a resposta não poderá ser sim e tampouco não.
Uma vez que se tenha  otema problematizado demodo bem esclarecido, a pesquisa estará bem encaminhada. O problema de pesquisa está ligado à fundamentação teórica. Aqui é o momento em que se abre um verdadeiro leque de questões - vários ângulos de se checar todas as matizes que um tema pode apresentar. A exemplo disso, Rizzatto Nunes (2010), postula as seguintes considerações a partir de um questionamento acerca do tema "liberdade":

"A liberdade". Pergunta-se: liberdade é assunto muito amplo? Resposta: sim. Para falar de liberdade em geral, ter-se-á de estudar da filosofia antiga até a filosofia contemporânea, na história em geral, pensar o direito em todas as suas vertentes, além de pensar nas teorias do Estado, na política ou na psicologia, sociologia etc. É tema amplo demais. Resolve-se, então, mudá-lo para "A liberdade política". O problema aparente resolvido demonstra agora outras facetas. Pergunta-se: "Trata-se de liberdade política universal?", que teve vigência em todos ostempos?", "Vale para todas as nações: no ocidente e nooriente?". Percebe-se, ainda, mais uma vez, que é prciso alterar o tema . Muda-se para "A liberdade política ocidental do século XX". Pois bem. Ficou bem mais limitado. Contudo resiste a novas questões?

       "Fixado o ocidente no século XX, é possível abordar todas asnações em todos os importantes períodos do século, como as grandes guerras, os períodos de antes e após a Segunda Guerra Mundial etc.?" "E não é verdade que durante o século XX aliberdade e a política variaram de forma muito desuniforme nas diversas nações ocidentais?" "Se o assunto abrange os povos, os cidadões das nações, é deles que estamos tratando?"

        Ainda não está bom. Muda-se novamente. Desta vez para: "A liberdade de agir diante do sistema político brasileiro". estamos quase lá. Restam algumas perguntas e respostas ainda que, talvez, em contato com o interesse do aluno, apontem a solução. "Estamos falando do sistema político brasileiro. Mas o que é sistema?" "A questão é da filosofia ou da ciência política pátria" "A liberdade de ´agir diante` é uma anteposição a sistema?" Resolve-se mudar de novo. Agora para "A liberdade deagir do cidadão na política brasileira após 1988". Chegamos ao tema.





-Seleção das fontes – o pesquisador lançará mãos a um aparato teórico (problema, à fonte e à teoria) – Hipotético dedutivo.
-Problema e sujeito – Na pesquisa o sujeito não se instaura como centro das atenções, e sim o problema. Um exemplo disso é o trabalho a respeito das dificuldades de um determinado aluno na sala de aula, o aluno é o sujeito. Porém, o foco deve ser direcionado para o problema, as dificuldades desse aluno.
5. Justificativa – Trata-se da contribuição que se espera com os resultados da pesquisa recorrendo relevância em três âmbitos: social, profissional e acadêmico. Na justificativa também é o momento de se relatar estudos anteriores a despeito do tema abordado.
6. Fundamentação teórica – é a linha teórica em evidência abordada pelo pesquisador. No esquema acima a historiografia lingüística. Cabe, nesta altura, expor os referenciais teórico-metodológicos, ou seja, os instrumentos lógico-categoriais nos quais se apóia para conduzir o trabalho investigativo e o raciocínio. (C.f, Severino, p. 131).
7. Bibliografia – Descreve-se a bibliografia de acordo com as normas técnicas pertinentes. É bom lembrar que esta parte se aplica ao final da pesquisa.


Fatores que inviabilizam a pesquisa

- O não esclarecimento do problema de pesquisa.
- Abrir demais o problema de pesquisa.


Fontes de informação

- Observação direta – fotografar o eclipse da lua.
- Observação indireta – quando se usa indícios de uma informação (redação do aluno – quando um professor informa sobre o que os alunos fazem).

- Relato verbal direto.
- Relato verbal indireto.
- Documento.

Coleta de informações

Começa-se a leitura do livro mais recente para o mais antigo. Desse modo, pressupõe que o autor recente já tenha lido o autor mais antigo.

Fatores importantes na escolha do problema

- Um aluno do curso de língua portuguesa não pode escolher trabalhar com texto literário, exceto do ponto de vista lingüístico.
- Tem que demonstrar prazer naquilo que está pesquisando (afetividade).


5 comentários:

  1. Vivemos um momento em que ascender às diversa castas da cultura requer muitas habilidades. Pois, saímos da escola, e no entanto ainda não as desenvolvemos. Talvez porque cada um de nós gastamos todo nosso tempo procurando culpados, quando na verdade deveríamos sentir parte dese todo de culpados.

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  2. Saímos da escola e não desenvolvemos certas habilidades que nos levem competir em pé de igualdade com outros. E, isso continua se repetindo, o cenário muda lentamente. Talvez porque gastamos nosso tempo procurando culpados, quando na verdade deveríamos sentir parte desse todo culpado.
    Ass: Antonio Carlos

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  3. ANDRADE, Carlos Drummond de. Antologia Poética. 36ª ed., Rio de Janeiro, Record, 1997.
    CHAUÍ, Marilena. Convite à Filosofia. São Paulo, Ática, 1995.
    FOUCAUT, Michel. A Arqueologia do Saber. Rio de Janeiro, Forense Universitária, 1987.
    MEIRELLES, Cecília. Obra Poética. Rio de janeiro, Nova Aguilar, 1983.
    SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do Trabalho Científico. 23ª. ed. Ver. e atualizada – São Paulo: Cortez, 2007.


    Referência bibliográfica colhida em fontes eletrônicas

    Segundo Antônio Joaquim Severino (2007), nesse tipo de referência deve conter elementos essenciais como: autor, denominação do serviço ou produto, indicações de responsabilidade, endereço eletrônico e data de acesso. Bem como indicar o site e os links.

    ASPIS, Renata P. L. Avaliar é humano, avaliar humanizar. Disponível em: http//www.cbfc.com.br/reflexão.btm. Acesso em: 20 dez. 2001.
    CARLOS, Cássio S. (1997) As idéias do Norte. Disponível em: http:/www.uol.com.br/fsp/mais/ fs121004.btm. Acesso em: 13 ago.1999.

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  4. Oi Antonio, gostei das orientações de pesquisa publicadas no seu blog. Isso sera muito significativo para o meu projeto.
    Abraços Daniel

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  5. Caros pesquisadores

    Ao adentrarem nesta empresa que para muitos parece ser um martírio, passem a olhar a pesquisa como um casamento. Sim, um casamento! Muitos entraves ocorrerão no ato de produção, porém, perseverança é a palavra- chave. Primeiro escolham um tema a ser trabalhado e escrevam o náximo possível a respeito. Muitos textos serão descartados na cesta do lixo, mas tudo sempre será um aprendizado. Conversem bastante com pessoas que vivenciaram tal experiência. Assim, no final esse trabalho será promissor.
    Abraços. Antonio Carlos

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